HISTÓRICO

 

            No dia 10/11/82 foi dado um passo muito importante que foi a criação da SOCIEDADE PESTALOZZI DE ALAGOINHAS (atualmente ASSOCIAÇÃO PESTALOZZI DE ALAGOINHAS) com o objetivo de oferecer aos portadores de deficiências, tratamento, educação, ajustamento e aceitação social de crianças e adolescentes que por suas limitações intelectuais, motoras, comunicação, auditivos e aptidões diversificadas necessitam de assistência diferenciada, em ambiente especializado com acompanhamento de uma equipe multidisciplinar.

            E como surgiu esta escola? – Surgiu da coragem de duas mães que têm filhos especiais e os levaram para uma Escola Especial em outra cidade. E os outros portadores de necessidades especiais que não tinham estas condições? – Sentindo, não só o seu problema, estas duas mães viram a necessidade de uma entidade em Alagoinhas, para atender esta clientela. Fizeram, portanto uma pesquisa e cadastraram 120 crianças e jovens especiais que estavam marginalizados. Isso serviu de estimulo, e elas partiram com muito sacrifício e dedicação para a fundação da referida Sociedade, a qual funcionava em uma casa alugada pela Prefeitura local do ano de 1984 a1991. No ano de 1991 conseguimos a doação de um terreno do Prefeito José Francisco Reis, e daí em diante iniciamos a luta em prol da construção da sede própria, contando com o apoio da comunidade local.

            No ano de 1992 nos mudamos.

            Em seguida recebemos apoio financeiro da Alemanha na pessoa de José Thalhammer que encantado com a nossa causa possibilitou a realização em parte da ampliação tão almejada. Continuamos recebendo recursos financeiros por parte do MEC para finalização da obra.

            Com o término da construção do espaço físico e com a composição de uma equipe multidisciplinar composta de: psicólogo, fisioterapeutas, terapeuta ocupacional, assistente social e pedagogos, a procura pelos nossos serviços foi aumentando e passamos a atender não só a nossa clientela especial, mas a toda comunidade desta cidade, municípios e distritos circunvizinhos carentes destes atendimentos. Inicialmente atendíamos sem nenhum vínculo com órgãos públicos e gratuitamente todos eram atendidos. Com o aumento da procura e a demanda destes serviços neste município demos início a luta para conveniarmos esta entidade nos setores públicos como Secretaria de Educação do Estado e do Município de Alagoinhas, a partir o crescimento foi rápido e fizemos outros convênios. Em 2002 conseguimos o cadastramento através da Secretaria Municipal de Saúde com o SUS – Sistema Único de Saúde; ocorrendo a ampliação dos nossos atendimentos e maior participação da comunidade, passamos a fazer triagem durante todo ano, contratamos outros técnicos e funcionários, ampliamos o espaço físicos, capacitação dos funcionários, realizações de eventos, pois com o aumento da clientela, mais dificuldades, na manutenção das áreas, materiais, gêneros alimentícios.

            Em dezembro de 2003 através das ocorrências festivas realizadas adquirimos um aparelho de eletroencefalograma no valor de R$ 18.460,00.

            Enfrentamos sérios problemas na quitação deste débito, não recebendo nenhum apoio desta comunidade alagoinhense nem do poder público.

            Em 2004 com a realização do Encontro das Entidades Sociais nesta cidade recebemos a visita do superintendente da Fundação José Silveira Sr. Antonio Brito que quitou 02 mensalidades.

            Contratamos funcionários como: neurologista, fonoaudióloga, psicopedagoga e construímos a sala de teatro e dança, ampliando os nossos serviços ficando em média de atendimento ambulatorial 1.500 a 2.000 pacientes mês nos setores composto pela equipe multidisciplinar e realização de exames de eletroencefalograma.

            Em 2005/2006 construção da quadra poli esportiva, promovido pelo ministério do Esporte – Brasília, beneficiando 350 alunos.

            Em 2007 implantamos: oficinas de dança, capoeira, percussão; energia solar na área da piscina; ampliação do espaço onde instalamos a brinquedoteca (local onde é recebido os alunos dos diversos setores), realizando com os mesmos atividades lúdicas com a equipe multidisciplinar, aquisição de brinquedos pedagógicos, através do projeto Petrobrás aprovado pelo CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente).

            Firmamos convênio com o SETRE (Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte), promovendo cursos de reciclagem, bijuterias, serviços gerais e culinária.

            Em 2008 deu-se inicio as sessões de hidroterapia e hidroginástica com piscina aquecida, compramos um aparelho de troca de calor. Contratamos uma Fisioterapeuta oferecendo este serviço a toda comunidade desta cidade e municípios circunvizinhos.

            Deu-se continuidade do projeto Combate a Evasão Escolar com as oficinas de dança, capoeira e percussão, reforma da cozinha experimental, com curso de culinária, (público alvo: mães e alunos desta entidade);

            Renovação convênio SETRE (Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte), curso de reciclagem para alunos.

            Mudou piso de todo ambulatório e revestimento de parede.

            Em 2009 renovamos convênios com a SEDUC – Secretaria de Educação do Município, Secretaria de Saúde/com convênio SUS, atendendo a 21 municípios e distritos circunvizinhos, atendendo a toda comunidade (ditos normais) e nosso público alvo, pessoas com deficiência. Fomos novamente contemplados com o Projeto Combate a Evasão Escolar patrocinado pela Petrobrás e aprovação do CMDCA. Dando continuidade ao atendimento a crianças, adolescentes e familiares desta entidade, aquisição de um aparelho digital de eletro encefalograma, realização do 1º Festival de dança especial no Centro Cultural de Alagoinhas. Fomos contemplados por intermédio de ações do Ministério do trabalho através da empresa BRESPEL desta cidade com doações de equipamentos, um veículo Kombi, aparelho de eletroneuromiografia, material didático, computados e muitos outros produtos, com os quais alunos, famílias e usuários de nossos serviços foram contemplados. Nossos sinceros agradecimentos.

            Em 2010, construção de sala acústica para ensaios da oficina de percussão, inicio da ampliação do ambulatório, setor de saúde, aquisição: de materiais permanentes de acessibilidade para alunos de paralisia cerebral a ser utilizados no laboratório de informática, aparelho para teste de orelhinha, cabine Audiométrica, brinquedos pedagógicos, participação dos alunos nos jogos da Federação Bahiana de Desporto e Participação em Feira de Santana e Salvador, realização do 2º Festival de dança especial no Centro Cultura de Alagoinhas. Renovamos convênios com a SEDUC – Secretaria de Educação do Município, Secretaria de Saúde/com convênio SUS, atendendo a 21 municípios e distritos circunvizinhos, atendendo a toda comunidade.

            Em 2011, ampliação do ambulatório no setor de saúde, aquisição de audiômetro, participação dos alunos nos jogos da Federação Baiana de Desporto e Participação em Feira de Santana e Salvador, realização do 3º Festival de dança especial no Centro Cultura de Alagoinhas. Renovamos convênios com a SEDUC – Secretaria de Educação do Município, Secretaria de Saúde/com convênio SUS, renovação do convênio FNDE/PDDE, atendendo a 21 municípios e distritos circunvizinhos, atendendo a toda comunidade. Ocorreu também a renovação do convênio Sua Nota é um Show e a renovação do SEDES com o Governo do Estado.

            Em 2012, participação dos alunos nos jogos da Federação Baiana de Desporto e Participação em Feira de Santana e Salvador, participação dos alunos da instituição na caminhada Verão Especial, realizada em Salvador – Bahia, realizada pela Federação Baiana de Desporto e Participação, realização do 4º Festival de dança especial no Centro Cultura de Alagoinha, manutenção anual do espaço físico da instituição para de adequar as normas de funcionamento e de acessibilidade. Renovação dos convênios: Secretaria de Saúde/com convênio SUS e SEDUC – Secretaria de Educação do Município, com a Prefeitura de Alagoinhas; Renovação do convênio Sua Nota é um Show e a renovação do SEDES com o Governo do Estado e renovação do convênio FNDE/PDDE com o Governo Federal.

            2013, participação dos alunos nos jogos da Federação Baiana de Desporto e Participação em Feira de Santana e Salvador, participação dos alunos da instituição na caminhada Verão Especial, realizada em Salvador – Bahia, realizada pela Federação Baiana de Desporto e Participação, realização do 5º Festival de dança especial no Centro Cultura de Alagoinha, manutenção anual do espaço físico da instituição para de adequar as normas de funcionamento e de acessibilidade. Realização do evento Forró da Pestalozzi. Renovação dos convênios: Secretaria de Saúde/com convênio SUS e SEDUC – Secretaria de Educação do Município, com a Prefeitura de Alagoinhas; Renovação do convênio Sua Nota é um Show e a renovação do SEDES com o Governo do Estado e renovação do convênio FNDE/PDDE com o Governo Federal.

            2014, participação dos alunos nos jogos da Federação Baiana de Desporto e Participação em Feira de Santana e Salvador, participação dos alunos da instituição na caminhada Verão Especial, realizada em Salvador – Bahia, realizada pela Federação Baiana de Desporto e Participação, manutenção anual do espaço físico da instituição para de adequar as normas de funcionamento e de acessibilidade.  Realização do evento Forró da Pestalozzi e o evento 1º Festival de flores de Holambra. Renovação dos convênios: Secretaria de Saúde/com convênio SUS e SEDUC – Secretaria de Educação do Município, com a Prefeitura de Alagoinhas; Renovação do convênio Sua Nota é um Show e a renovação do SEDES com o Governo do Estado e renovação do convênio FNDE/PDDE com o Governo Federal.

            2015, participação dos alunos nos jogos da Federação Baiana de Desporto e Participação em Feira de Santana e Salvador, participação dos alunos da instituição na caminhada Verão Especial, realizada em Salvador – Bahia, realizada pela Federação Baiana de Desporto e Participação, manutenção anual do espaço físico da instituição para de adequar as normas de funcionamento e de acessibilidade. Realização do evento Forró da Pestalozzi e o evento 2º Festival de flores de Holambra. Renovação dos convênios: Secretaria de Saúde/com convênio SUS e SEDUC – Secretaria de Educação do Município, com a Prefeitura de Alagoinhas; Renovação do convênio Sua Nota é um Show e a renovação do SEDES com o Governo do Estado e renovação do convênio FNDE/PDDE com o Governo Federal. Em Dezembro de 2015, no CEBAS – DOU de 02/12/2015, Portaria 119, foi reconhecido a entidade Associação Pestalozzi de Alagoinhas como uma Entidade Filantrópica com sua renovação prevista em 13/03/2021.

            2016, participação dos alunos nos jogos da Federação Baiana de Desporto e Participação em Feira de Santana e Salvador, participação dos alunos da instituição na caminhada Verão Especial, realizada em Salvador – Bahia, realizada pela Federação Baiana de Desporto e Participação, manutenção anual do espaço físico da instituição para de adequar as normas de funcionamento e de acessibilidade.  Realização do evento Forró da Pestalozzi e o evento 3º Festival de flores de Holambra. Renovação dos convênios: Secretaria de Saúde/com convênio SUS e SEDUC – Secretaria de Educação do Município, com a Prefeitura de Alagoinhas; Renovação do convênio Sua Nota é um Show e a renovação do SEDES com o Governo do Estado e renovação do convênio FNDE/PDDE com o Governo Federal. Houve a aprovação do convênio para a habilitação pelo Ministério da Saúde para a  Associação Pestalozzi de Alagoinhas como Centro especialização em reabilitação física, intelectual e auditiva (CER III), dia 19/09/2016, Portaria 1124.

            2017, participação dos alunos nos jogos da Federação Baiana de Desporto e Participação em Feira de Santana e Salvador, participação dos alunos da instituição na caminhada Verão Especial, realizada em Salvador – Bahia, realizada pela Federação Baiana de Desporto e Participação, manutenção anual do espaço físico da instituição para de adequar as normas de funcionamento e de acessibilidade.  Realização do evento Forró da Pestalozzi e o evento 4º e 5º Festival de flores de Holambra. Em 10/05/2017, houve a assinatura do contrato com SESAU – Secretaria de Saúde do Município de Alagoinhas para as realizações dos atendimentos do CER III da Associação Pestalozzi de Alagoinhas atendendo ao polo de Alagoinhas e a macro região de Ribeira do Pombal, englobando 33 municípios. Renovação dos convênios: Secretaria de Saúde/com convênio SUS e SEDUC – Secretaria de Educação do Município, com a Prefeitura de Alagoinhas; Renovação do convênio Sua Nota é um Show e a renovação do SEDES com o Governo do Estado e renovação do convênio FNDE/PDDE com o Governo Federal. O recurso referido a SEMAS – Secretaria Municipal de Assistência Social, o qual é era um repasse da SEDES, não foi repassado para a instituição sendo assim muito prejudicado pela falta do recurso, principalmente afetando as Oficinas de arte e cultura no total de 5, a qual abrigavam em torno de 50 alunos.

 

           A Associação Pestalozzi de Alagoinhas é uma entidade filantrópica que funciona há 36 anos com objetivo de oferecer as pessoas com limitações intelectuais, tratamento educacional, saúde ajustamento e aceitação social.

 

Sobre o CER III: Composição/ Equipe Técnica do CERIII

  • Psicólogos
  • Assistentes Sociais
  • Fisioterapeutas
  • Terapeutas Ocupacionais
  • Pedagogo
  • Administradores
  • Fonoaudiólogos
  • Ortopedista
  • Neurologista
  • Otorrinolaringologista
  • Enfermeiros
  • Técnico em Enfermagem

 

Tipos de Exames oferecidos:

  • Imitanciometria
  • Audiometria
  • Potencial Evocado Auditivo - BERA
  • Seleção e verificação de benefícios do AASI
  • Emissões Otoacústicas.
  • Exame de Eletroencefalograma;

 

Atualmente atendemos:

Ambulatório de 1.500 a 2.000 usuarios por mês.

Escola com mais de 250 atendidos:

  • Funcional;
  • NASO – Núcleo de Atividades Sócio Ocupacional (Atividades da vida prática);
  • Oficinas Profissionalizantes;
  • Oficinas Terapêuticas;
  • Oficinas  Pré-profissionalizante;

 Enfrentamos sérios obstáculos:

  • Morosidade no repasse dos recursos das 03 esferas: federal, estadual e municipal,
  • Falta de compromisso e sensibilidade política com a problemática social;
  • A escassez de recursos/ampliação de valores e metas per captas do Programa Ação Continuada;
  • Flexibilidade nas articulações e tomada de decisões dos diversos setores das gestões (federais, estaduais, municipais e empresariais) em relação ONGs;
  • Manutenção do espaço físico e aquisição de equipamentos, materiais didáticos, materiais de limpeza e gêneros alimentícios;
  • Passes intermunicipais;
  • Parceria com pessoas físicas e jurídicas;
  • Necessidades de programas de formação profissional, para professores, alunos e pais;
  • Ampliação do espaço físico.

 

Alagoinhas, 11 de Maio de 2018.

Maria Ivonilda de Castro Silva